quarta-feira, 11 de julho de 2012

15 dias de vida da Catarina

Um dia desses eu soube que estava grávida.. daí o tempo passou rapidinho e já estava marcando a data do parto! Que loucura! E eu que pensava que o tempo passaria devagar, puro engano... voou!
Catarina nasceu dia 10 de junho de 2012, as 7h45 na Maternidade Brasília. Ela pesava quase 3,100kg e media 49cm. Enquanto eu estava sendo costurada da cesariana, Catarina recebia os primeiros cuidados médicos, desses rotineiros mesmo, pois não tivemos nenhuma complicação no parto, com o acompanhamento da dinda babona que fotografava tudo.
Fico imaginando o que deve se passar na cabecinha deles, pois vivem num mundo sem estresse, quentinho e sem ter que fazer nenhum esforço pra nada. De repente, são tirados quase de forma forçada de dentro do nosso ventre, pingam remédio daqui, cutucam dali, deixam sem roupa, passam frio, fome.. choram! Ainda bem que essa parte não guardamos na memória, se não teria muita gente fazendo terapia por aí, rs!
No hospital foram feitos todos os testes e tudo estava ok. Nossa princesinha Catarina nasceu perfeita e agora era seguir para os próximos passos... 
O próximo passo era alimentar aquele serzinho tão pequenininho e indefeso, que não sabia como fazer, nem eu e nem ela. Nossa.. e eu pensava que ser mãe era fácil, mas não é bem assim. No primeiro momento não sai nada do leite e fiquei meio ansiosa. Nossa primeira tentativa foi na sala de recuperação. As enfermeiras colocaram a Catarina deitada em cima de mim e enfiaram meu bico do seio na boca dela.. sucção perfeita a dela, mas... cadê o leite?! Ok, sem estresse e continuamos na tentativa, não posso desistir!


Ficamos na Maternidade dois dias, domingo e segunda. Na terça, dia 12 de junho, dia dos namorados, recebemos alta médica e várias orientações para cuidar da nossa pequena. Catarina saiu do hospital com 2,835kg.


Primeiros dias em casa 


Quando você sai do hospital e se vê em casa, sem enfermeiras e médicos para te orientar, bate um frio na barriga e você aprende, meio que na marra, a ser mãe. É engraçado que no hospital tudo parece fácil, mas quando você chega em casa, coisas novas acontecem e você é obrigada a resolver sozinha. Eu digo sozinha, mas graças a Deus, tenho muitos ajudantes por perto: mãe, marido, pai, irmã... todos fazem o que podem, mas tem hora que só o colinho da mãe é que resolve. 
Essa foto foi chegando na casa da vovó e do vovô! Vamos ficar uns dias por lá! Oba!


À noite do dia que chegamos em casa achamos que os olhinhos dela estavam meio amarelos, que susto, levamos ela de novo na maternidade e o doutor da UTI neonatal nos atendeu prontamente. Mediu a taxa de icterícia e disse que está dentro do normal, graças a Deus! E que esse amarelinho vai diminuindo com o tempo! Só precisamos tomar o banho de sol todos os dias, ela ama tomar sol, olha só a folga!




Nos primeiros dias Catarina mamou só colostro, não dei leite artificial, só peito! Essa fase é um pouco difícil porque eles mamam, mamam e sai só aquela "aguinha" rala e pouca. Oh dó! Mas fiquei firme e resisti ao tão famoso NAM. Catarina mamou colostro por 3 dias. A cada 4 horas, mais ou menos, ela dava uma reclamada, era a hora do mama! No dia 13 desceu meu leite, meus seios ficaram duros e tive íngua nas axilas de tanto leite! Levei o maior susto, como dói! Liguei pro meu médico e ele me passou um anti-inflamatório, em alguns dias eu estava melhor, que alívio! Olha como eu gosto do peitinho da mamãe! Uma delícia!



O primeiro banho em casa quem deu foi eu, a mamãe coruja! Adoro dar banho em bebês, e agora na minha bebê... bom demais! Catarina adora tomar banho, olha a carinha dela de quem está adorando a água quentinha!




Na mesma semana que o leite desceu, levamos nossa pequena para alguns momentos de "tortura". Ela fez o teste do pezinho e tomou as primeiras vacinas  (BCG e Hepatite B). Claro que eu não tive coragem de segurá-la em nenhuma delas, pai serve pra isso né? Ela se comportou como uma mocinha, quase não chorou com as espetadas das vacinas mas já no teste do pezinho sim, ficou bem sentida, coitadinha da minha bebê!
No dia 15 de junho levamos ela ao médico pela primeira vez. Fomos na Dra. Natália, a pediatra que deu a palestra no nosso curso de gestantes. Ela é maravilhosa, examinou a  Catarina e disse que estava tudo bem e passou uns remedinhos em caso de cólica, febre etc. Em cinco dias ela já recuperou o peso que perdeu na maternidade e ainda ganhou mais um pouquinho! É uma pena pois ela não atende nosso convênio! Ainda vamos decidir o que fazer!  Na semana seguinte conhecemos também um outro médico, Dr João Batista, que é o médico das priminhas da Catarina, Giulia e Manu! Uma simpatia, também gostamos muito dele, e o melhor, atende pela Golden! Acho que vai dar certo! Olha ela prontinha para ir conhecer o médico!


Nem preciso dizer que estou muito feliz em ser mãe, sempre foi o grande sonho da minha vida! Catarina nasceu linda, parecendo uma boneca e ainda cor de rosa. Ela é uma bebê muito tranquila e só reclama quando tem algum desconforto. Está tendo algumas crises de cólica, mas não é de chorar, fica gemendo e se espremendo, dá uma dó! Meu coração fica partido! No primeiro dia que passou mal choramos ela e eu! rs
É muito esperta e tem os olhos bastante expressivos, conversamos com ela e até parece que ela está entendendo o que a gente fala! Adora dormir no colo, e acredito que nessa fase isso ainda não é manha, e adoro deixar que isso aconteça! Tem dias que dorme no berço, outros dias na cama comigo e também no carrinho! Essa é a posição que ela mais gosta, no peito quentinho do papai! Que delícia!


A vovó Ana está tentando dar a chupeta mas Catarina não tem gostado muito, dá ânsia de vômito, faz careta, cospe... acho que não vai rolar! É uma pena!


Bem... esses foram os primeiros quinze dias da Catarina! Por hoje é só. Acho que falei de tudo um pouco sobre os primeiros 15 dias de da nossa bonequinha ao nosso lado. Espero ter tempo para continuar relatando tudo que estamos aprendendo com essa menininha linda que veio para alegrar nossas vidas. Obrigada Papai do céu! Éramos dois e agora somos TRÊS!

Beijinhos nossos,



Mônica, Bob e Catarina